SOMÁTICO





Sinopse:

Somático explora na cena a relação entre uma atriz e um artista visual, criando um espaço de improviso entre audio-visual e ação. Pequenas narrativas confundem-se e perdem-se diante de um espaço vazio e descontextualizado. Como um fantasma, a presença do performer entra em conflito permanente com um universo de estereótipos projetados, acabando derrotado em sua expressividade.


Ficha Técnica:

Concepção e criação:
Monica Siedler e Roberto Freitas
Atriz-dançarina: Monica Siedler
Live Act Av: Roberto Freitas
Figurino macacão: Ligia Baleeiro
Figurino personagens: Monica Siedler
Cenário, iluminação, trilha sonora, vídeos: Roberto Freitas
Produção: Christiano Scheiner
Assessoria de Imprensa:
Victor da Rosa
Duração: 35 min
Realização: ARCO Projetos em Arte


Trailler:

 















Histórico:
 
Viabilizado pelo prêmio Elisabete Anderle de estímulo a Cultura - SC (2010), SOMÁTICO  dá continuidade à pesquisa artística de Monica e Roberto, que investigam em cena as relações entre corpo e imagem projetada em vídeo.
Sem se apoiar em um texto falado, ou em uma dramaturgia pré-definida (hierarquia texto-ator-narrativa), SOMÁTICO partiu de uma pesquisa gestual da atriz, da construção de personagens femininas estereotipadas, e da relação estabelecida com as propostas apresentas pelo artista visual, que já vem pesquisando conceitos da imagem enquanto aleteio, ou seja, da imagem pensada enquanto espaço de transcendência, onde o que é visto ultrapassa a superfície tautológica da própria imagem e se desdobra em conteúdos não premeditados. 
A produção da dupla busca por imagens limítrofes, que atuam nos espaços de contaminação entre diferentes categorias tradicionais das artes visuais (pintura, escultura, instalação, vídeo-arte, etc.). 
É no hiato entre as categorias que surgem possíveis imagens potentes, criadoras de sentidos, que questionam a natureza própria das imagens.
Buscou-se, com SOMÁTICO, a realização de uma performance que a cada vez que é apresentado sofre alterações, isso porque segue a lógica do seu processo de montagem: criação de padrões e códigos fixos que podem ser reordenados conforme os estímulos sonoros, visuais e gestuais variam. O objetivo é construir um roteiro, que segue uma lógica poética, mas que mantém espaços livres para o acaso.

Fotos:
























 

Sem comentários:

Enviar um comentário